ENGORDEI COM O VENTO E SOU MAGRO DE RUIM!

Olá, pessoal!

Hoje, a ideia é falar de um assunto bem interessante e que gera muitas dúvidas nas pessoas em geral: metabolismo. Metabolismo é uma série de reações químicas que ocorrem em nosso organismo que transformam o que comemos em energia. Em geral a regra é a seguinte: você come, calorias são geradas e gastas.  Mas, nem sempre funciona assim... Todo mundo conhece uma pessoa que engorda com o vento, ou seja, não come quase nada e vive reclamando que engorda. Ou melhor, conhece o famoso magro de ruim que come quase tudo e simplesmente não ganha um grama. A segunda opção parece ser o paraíso, mas não é bem assim...
Para começar uma boa notícia: só para se manter vivo você já gasta calorias, isso é chamado de metabolismo basal. Quanto mais alto o metabolismo basal, mais gasto calórico você tem e vice-e-versa. O metabolismo basal é influenciado pela sua idade, sexo e genética. Com a idade ele vai desacelerando devido as nossas necessidades energéticas serem diferentes em cada fase da vida. Um exemplo, é que na adolescência nosso gasto é grande devido às transformações do corpo. Os homens possuem o metabolismo mais acelerado porque possuem mais músculos no corpo decorrente dos níveis de testosterona serem maiores do que nas mulheres (sim, mulheres produzem testosterona e posso dizer que não influencia só nisso não, deixa para outro post).  E por último, sua herança genética influencia no seu gasto calórico, isso realmente não tem como mudar...
Então vamos focar naquilo que podemos dar um empurrãozinho. Falamos de metabolismo basal que é o gasto calórico quando estamos em repouso, só para nos manter vivos. Mas nossas atividades diárias gastam calorias e podemos influenciar neste gasto. Para começar, nenhum caso é sem solução. Quando se quer algo, é necessário atitudes e ações (a única coisa que cai do céu naturalmente é chuva).
Para as pessoas que possuem metabolismo lento, é preciso gastar mais para compensar o fato do seu corpo já gastar menos calorias em repouso. Outra coisa: ter mais massa magra no seu corpo já promove uma pequena aceleração no seu metabolismo. Exercícios que promovem o desenvolvimento muscular e aeróbicos ajudam a substituir a gordura por músculos e gastar mais calorias, melhorando a estética, auto-estima, outras coisinhas mais. Aliado a isso uma alimentação mais equilibrada (consumo de acordo com o gasto), descanso regular e felicidade ajudam bastante.
A diminuição de hormônios (menopausa nas mulheres e a andropausa nos homens) já faz com que haja uma substituição de massa magra por massa gorda, por isso é importante fazer exercícios físicos para compensar a perda e diminuir o consumo de calorias já que a pessoa não necessita tanto. Mas uma coisa é certa: isso ajuda mas sabemos que a idade chega para todos e temos que aprender a conviver com ela.  Não venha com a ideia estapafúrdia, estou velho, me poupe... Em um país em que a expectativa de vida chega a mais de 75 anos e você chorando pitangas.
                Embora emagrecer seja o sonho de 9 em cada 10 mulheres, nem sempre ser magrela é um paraíso. Grande parte das mulheres gosta de ter um corpo atrativo, sedutor, com curvas... Mas engordar por engordar não ajuda a ter curvas, mas problemas porque magros também podem ter diabetes, colesterol alto...  A saída é realizar exercícios que promovem o desenvolvimento muscular para ganhar umas curvinhas. Musculação aliada a uma alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar massa magra e esteticamente fica muito bonito.
                Toda essa conversa vem com intuito de aconselhar, mas isso não dispensa o acompanhamento de profissionais para detectar suas necessidades energéticas e condicionamento físico. Independente de qualquer coisa, a felicidade está dentro de você e nas pessoas ao seu redor e não no seu corpo. Claro, que gostar do que vê no espelho é bom, mas nunca pode ser única coisa que te faz feliz.  Você deve ter vários focos em sua vida e dedicar forças para que isso se torne felicidade em sua vida.
Até outro Post!

Que haja paz em seu coração :).


Jéssica Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas