O QUE QUEREM AS MULHERES? PARTE II




O texto de hoje sobre o que querem as mulheres focará em um tema importante que interessa a homens e mulheres: mercado de trabalho, liderança e ascensão profissional. Acredito que todos desejam fazer algo significativo na vida, não somente ganhar dinheiro. Por isso, todos ficamos indecisos quando temos que escolher a profissão de nossas vidas. Mas neste texto, falaremos sobre a questão feminina no mercado de trabalho.
Ainda bem que a sociedade evoluiu e enxergou a mulher como uma peça importante no mercado. Aquela ideia que mulheres nasceram para cuidarem do lar e da família deu lugar a ideia que podemos ser o que quisermos, não importando se o sonho é ser uma executiva ou ser uma dona de casa. Ninguém precisa seguir parâmetros, basta fazer o que gosta. No entanto, em alguns casos vemos que os preconceitos ainda não acabaram. Por que julgar uma mulher que adiou a maternidade ou simplesmente não quis pois seu sonho era ascender profissionalmente? Por que julgar a mulher que desistiu largar a profissão pois queria se dedicar aos filhos? Cabe a nós todos esta reflexão.
Embora a mulher tenha realmente conquistado seu lugar nas mais diversas profissões, vemos um comportamento peculiar. Por que as lideranças femininas são minoria? Existe um conceito equivocado sobre liderança. Não é mandar... Liderança é guiar as pessoas rumo a um objetivo (conceito mais simples, o tema é muito amplo). Essa ideia que liderança está restrita ao sexo masculino é herança de uma cultura que considera a mulher como uma coadjuvante na tomada de decisões da vida. É preciso mudar nossos conceitos. Este tipo de ideia não se restringe aos homens, o que existe de mulheres machistas não dá para contar. Mas, mudar uma ideia é mais difícil que quebrar uma pedra... Por isso cada um deve tentar fazer sua parte.
Sheryl Sandberg em seu livro Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar destaca a importância do companheiro da mulher apoiá-la na ascensão profissional. Como? De muitas formas... Colaborando com todas as tarefas da casa, dos filhos e apoiando em todos os momentos. Homens, ajudem suas companheiras para que elas possam realizar seus sonhos. Lembrem que a parceria é uma soma em prol do crescimento de ambos e não uma dependência.
As mulheres tem diversas características psicológicas que são cruciais na resolução de problemas: organização, paciência, empatia e determinação, claro que não podemos desconsiderar as habilidades técnicas individuais.  Isso tudo só vem agregar em um ambiente de trabalho.  Por isso considero que guerrinhas ridículas quem é melhor nisso ou naquilo não traz benefício nenhum. O importante é saber utilizar as habilidades de cada um nas mais diversas tarefas: tarefa de um líder por sinal, ambos os sexos.
Bom, vou ficar por aqui porque semana que vem teremos a parte 3, com outros temas e tentando provocar a reflexão nas pessoas. Hoje o tema foi mais sério, mas é um aspecto importante de nossas vidas. Opiniões são válidas e comentem o que acharam porque assim podemos discutir melhor os assuntos... Até mais, esperamos que tenham gostado!

 Jéssica Costa.
               


Comentários

Postagens mais visitadas